Andy Irons explicava numa entrevista à revista Surfing em 2008, que os dias de flat, períodos de espera e sucessivos "lay day" nas competições podem desfocar um atleta do seu "mind set", afectar a sua confiança ou fazer com que saia da "zona" como ele lhe chamou. Estar na "zona" é um estado de posicionamento psicológico fortissimo em que nada afecta o estado de preparação mental e motivacional do atleta para a competição. Andy dizia que ao estar na "zona" sentia que estava pronto para a prova, aconteça o que acontecer, e sentia que os outros sabiam que ele estava preparado. Mesmo antes de entrar na agua, já havia um vencedor antecipado. Bastava-lhe apenas conseguir um bom score no inicio do heat, diminuir a confiança do adversário, para o heat estar sob controlo.
Estar na "zona" significa trabalhar a confiança em si próprio a longo prazo, trabalhar a consistência nas competições e nos treinos, trabalhar a acertividade das manobras e das decisões tomadas durante os heats. Significa tambem estar preparado e ter estudado bem a lição sobre qual será a sua estratégia a utilizar ao longo da prova. Significa estar em forma nas diversas componentes desportivas, física, psicológica, táctica, estratégica, ter o equipamento certo e estar bem com a sua vida pessoal. Estar na "zona" não significa ganhar sempre, as derrotas fazem parte do processo, mas significa estar capacitado para ganhar muitas vezes.
Este fenómeno é um factor treinavel. Nas camadas mais jovens é da total competência do treinador conhecer profundamente cada atleta e ajuda-los a manter os níveis de motivação e confiança com as exigencias proprias de cada escalão etário, através de um plano sequencial e organizado do treino. Ajuda-los tambem a desenvolver a competência de se focarem no processo e não no resultado.
"O domínio das situações só é ganho pelo treino",
Frase de um treinador de futebol Português a treinar em Madrid!
Sem comentários:
Enviar um comentário