"os campeões não são pessoas normais"
"os campeões regularmente fazem coisas que os outros acham chato ou aborrecido fazer"
Frases do Head Coach da equipa Júnior Australiana.
Características como ter paixão pelo que faz, treinar arduamente, pensar como um atleta, ter sua vida bem organizada, seguir um conjunto de programas, ideias e objectivos com um único fim - ganhar e nunca desistir sejam quais forem as adversidades que apareçam pela frente -, são algumas das caracteristicas que estão presentes de forma muito vincada na personalidade dos atletas campeões.
Os campeões com regularidade, ou seja, aqueles que vencem mais que uma vez, assumem sem preconceitos ou receios que estão nas competições para ganhar, ganhar é tudo o que interessa. Sonhar com vitorias, chegar ao pódio e levantar troféus que tanto se sonhou é totalmente legitimo! A questão é que isso só se consegue, de forma repetida e consistente, com muita organização pessoal/familiar e muito treino. Nada acontece por acaso e no desporto muito menos. Só treinando muito é que se consegue desenvolver aquela ponta de talento que alguns apresentam, mas poucos desenvolvem. O sucesso só está ao alcance de um restrito grupo de atletas, aqueles que mesmo em momentos de duvida das suas capacidades se superaram e continuaram a acreditar que tudo depende do seu esforço pessoal, e não da sorte.
Nem sempre é fácil manter esta atitude de segurança, certeza e obstinação pelo que se quer. Por vezes há derrotas ou outras situações que põe tudo em causa, revelam fraquezas e inseguranças. O que é preciso aceitar é que isto faz parte do processo, é normal sentir essas inseguranças, é normal perder, é normal ter esses momentos de incerteza sobre se se é capaz de atingir o que se desejou. Se não existissem estes momentos complicados, todos seriam campeões, o caminho seria fácil sem obstáculos. Os verdadeiros campeões aceitam estes problemas como sendo parte do processo. Uma derrota pode ter duas consequências: fazer um atleta duvidar das suas capacidades ou por outro lado por fazer com que se queira treinar mais e com mais empenho de forma a melhorar os pontos fracos que o impediram de atingir o resultado desejado.
Nas camadas mais jovens acontece algumas vezes o fenómeno de, um atleta muito talentoso e que treina menos tempo comparando com outros, ganhar a maioria dos eventos. Mas será que irá ser assim no futuro, nas categorias Seniores, numa altura em que o trabalho a maioria das vezes derrota o talento?
Até se conseguir obter bons resultados de forma consistente, é preciso gerir e aproveitar as derrotas como uma das melhores formas de aprendizagem que existem no desporto. Nem todos atingem a maturidade ou o grau de desempenho desportivo desejado ao mesmo tempo.
Como se obtém aquela confiança ou determinação para assumir o "eu quero ganhar"?
Acima de tudo é através de um desejo ou obstinação enorme de querer vencer, de querer subir ao mais alto lugar do pódio. Depois é treinar, treinar e treinar, organizar a sua vida para ir conseguindo ultrapassar os vários obstáculos que irão tapar o caminho, aceitar as derrotas como a melhor forma de identificar o que precisa ser trabalhado até chegar ao lugar desejado ou possível de atingir.
Vejamos o caso do atleta Tiago Pires, que já é um campeão só por estar na elite do surf nos últimos 4 anos. Um dos factores que o fazem continuar a obter ainda melhores resultados é o facto de ele não se ter resignado com os resultados já obtidos, nem com as vitorias nem com as derrotas. Ele quer mais e continua a trabalhar arduamente para o conseguir.
É um processo que nunca pára.
Sem comentários:
Enviar um comentário