quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Hot summer

                                           
Depois de um longo mês de Julho, entre treinos e campeonatos, finalmente uma semana para assentar ideias, rever prestações e descansar um pouco antes dos próximos eventos. Para isso, nada melhor que uma saltada de 4 dias a Menorca, onde pensava eu que não iria ter qualquer contacto com nenhuma onda com mais de 3 cm. Puro engano. O levante que entrou durante alguns dias, fez aparecer uma direita de 0,5 numa das praias viradas a sul da ilha, direita essa que me fez andar pela areia a olhar para todos os chapéus-de-sol na expectativa de encontrar alguma coisa, prancha ou bodyboard, com que pudesse atirar-me aquela direita, que parecia não interessar a mais ninguém.
Depois do desespero ter passado, e de regresso ao computador, aqui ficam os resumos das duas etapas dos Pró Junior Europeu em terras Bascas, San Sebastian e Sopelana.

San Sebastian, Oakley Pro Junior

21 de Julho, La Zurriola, San Sebastian, arranca o Rd1 dos 124 surfistas em prova. Mar difícil, 0,5 um pouco mexido, o Pedro Pi estava no Heat 4. Foi a sua estreia em provas Europeias. A gestão de escolha de onda foi acertada. O facto de ter realizado manobras incompletas, ia-lhe custando o heat. Apesar de esperarmos um pouco mais da sua prestação geral, passou o heat em primeiro graças a uma onda conseguida nos momentos finais, com um floater crítico e uma boa fechada de onda, passando de 3º para a 1ª posição.

No RD2, o facto de ter continuado a realizar algumas manobras incompletas, deixou-o novamente em apuros, e desta vez, não conseguiu o score que precisava para passar o heat nos dois primeiros lugares.
Fiquei surpreendido com o nível técnico dos muitos surfistas que vi ao longo da prova. A tendência para ir para o ar ou para “big moves” foi uma constante! Apenas nos atletas mais velhos assisti, de maneira geral, a um cuidado maior com a estratégia.
O que não me surpreendeu foi a resposta do Pi e do Gonçalinho no free surf nos restantes dias que passamos entre San Sebastian e Hossegor. Os putos estavam on fire!

Sopelana, Billabong Pro Junior

A cerca de 80 km de San Sebastian, muito perto de Bilbau, está Sopelana, palco da outra etapa em terras Bascas do Pro Junior Europeu. No Rd1 do Pi, estava maré cheia, 0,5 com poucas ondas a entrar. Novamente, o Pi passou o seu heat em 1º, fruto da boa estratégia de conseguir logo no inicio, nas mais pequenas de inside, scores com uma ou duas manobras. Bastou-lhe depois posicionar-se mais no ouside com prioridade posicional para fechar o heat com uma onda do set.
No Rd2, perdeu na 3ª posição, mas apenas pecou por ter deixado duas direitas com potencial para os seus adversários. Arriscou nas manobras, arriscou conseguir scores altos, jogou com objectivos altos e é desta forma que eu exijo que qualquer um dos meus atletas entre em competição. O Pedro não passou ao Rd3, mas é esta a atitude certa a ter em competição. Como alguem disse, "go big, or go home".
É na competição que se fazem campeões, não no free-surf.  

Depois de “sacudida” a pressão da estreia em provas Europeias, posso dizer que o balanço é muito positivo, tanto para o Pi que participou em ambas, como para o Gonçalinho e Miguel, em que ambos presenciaram e absorveram o que irão encontrar no futuro.
O final de tarde em Bakio com o Miguel, Diego e o Pi, foi muito simpático!

Próxima competição será o Nacional de Esperanças em Viana do Castelo, Afife, Praia da Mariana dias 12,13 e 14 de Agosto. Miguel Costa, Pedro Pi e Gonçalo Lima Rangel serão os atletas em prova.  

Sem comentários: