sexta-feira, 20 de maio de 2011

Adriano de Sousa vence no Rio

Depois de 10 dias de evento, Adriano de Sousa vence Taj Burrow na final levando o caneco e o cheque para casa.
Ao rever os heats nos "videos on demand", sem por em causa o vencedor do evento, os scores do heat dos quartos de final entre Adriano e Owen Wright parecem-me um pouco polémicos. O trabalho dos juízes é difícil mas neste heat houve ali alguma confusão com os scores. Ou os scores do Owen foram muito baixos ou o floater do Adriano foi muito pontuado. Alem disso a ASP emitiu um comunicado tentando minimizar os estragos ou as polémicas que se foram instalando em blogs e sites.

A onda em que o Adriano faz o floater foi de facto a maior onda do heat, o floater foi longo e com finalização critica, mas dai a ter aquele score, parece-me muito discutível. Um floater é um floater, não é um aereo reverse nem um tubo, nem as quilhas andaram de fora. Se tivesse havido uma manobra de qualidade antes do tal floater, ai sim talvez a nota fosse acertada.

Recordo-me de um manobrão de Kelly Slater de quilhas de fora sobre o grosso e crítico lip de Teahupoo com finalização em air drop ser brutalmente mal pontuado, pelo grau de dificuldade e risco que aquela manobra implicava. Os juízes da ASP ai não tiveram em conta a rasa bancada de coral num dia em que se pontuavam manobras em Teahupoo, mas argumenta que a finalização do Adriano foi no raso banco de areia e que isso, tal como o tamanho da onda, justifica a nota. Imagino que ser juiz seja uma tarefa muito difícil, ainda por cima em eventos desta natureza e com um criterio de julgamento tão subjectivo que permite várias argumentações, mas há scores que de facto são polémicos.

Seja como for, o Adriano surfou muito neste evento, na final foi implacável na escolha de onda contra Taj que tambem esteve lindamente durante a prova.
O titulo mundial continua em aberto o que só aumenta a expectativa para os próximos eventos. No entanto, este ano pela primeira vez, aposto em Taj para campeão do mundo.
Alem de estar a surfar muito, os números até agora tambem lhe são favoráveis. Se deitarmos fora o pior resultado dos candidatos, Taj é o que tem a soma dos dois melhores resultados com dois 2ºs lugares. Se ganhar o próximo evento então ai fica mesmo o mais bem posicionado candidato do grupo dos que ganharam eventos, Adriano, Parko, Slater e Taj.
A ver vamos!

Adriano   - 9º, 3º, 1º
Parko      - 9º, 1º, 5º
Slater       - 1º, 5º, 13º
Taj           - 2º, 25º, 2º

Sem comentários: