segunda-feira, 5 de março de 2012

Goldie

Mais uma final polémica.
As opiniões divergem. Uns dizem que o 9,43 do Taj não era para tanto e que a última nota do Adriano deveria ter sido mais alta. Outros acham que foi tudo justo.

Acho que tanto o Taj como o Adriano surfaram muito bem, a coisa poderia ter caído tanto para um como para outro. Taj tem uma onda excelente, Adriano teve duas muito boas. O que os separou foram décimas, é são essas décimas que são e serão sempre polémicas.  Esse cair para um lado ou para o outro esteve nas mãos dos juízes.
A essa questão das décimas, acresce outro dado muito importante. De que onda estamos a falar? Se for a primeira do heat, é indiferente à primeira vista dar-lhe 7,87 ou 7,60. Se não for a primeira, já há "needs" para atingir e são normalmente cruciais para o atleta. Ou seja, um atleta surfar a onda com performances muitíssimo perto do score que precisa, o juiz saber que o atleta precisa de um 7,87 para ganhar um evento e dar-lhe 7,60 (há aqui décimas de diferença) é o mesmo que dizer que não queria que ganhasse o evento, e vice-versa.
As notas dos juízes para a última onda do Adriano foram 7,5 + 7,0 + 7,8 + 7,5 + 7,8
Houve dois juízes que deram a nota ao Adriano.

Na primeira onda do Adriano, 8,00, ouve 4 em 5 juízes que deram...8.00!
Sempre ouvi dizer que quando os juízes dão todos a mesma nota...

Quando falamos de "close ones", o que é que leva um juiz a dar ou não a nota ao atleta? Gostos? Simpatizar com ele? Se é Brazzo ou não?
Slater foi o surfista que vi mais vezes levar as tais décimas que precisava.
Os juízes gostam dele a maioria das vezes!

Sem comentários: