domingo, 18 de novembro de 2012

A última etapa do ano, o Billabong Pipe Masters, que acontece na mítica onda Banzai Pipeline no Hawaii, vai decidir quem será o campeão mundial de surf de 2012. A última vez que o titulo foi disputado de forma mais renhida foi em 2003. Em 2009, o titulo foi para Pipe mas ficou resolvido no RD3 quando Parko perdeu para o Havaiano Gavin Gillett. Fanning foi campeão.
No ano de 2003, Andy Irons e Kelly Slater levaram a disputa do título até à final do evento. Andy venceu a final, e o título de 2003. O resultado dessa final foi Andy Irons em 1º, Joel Parkinson em 2º, Phillip MacDonald em 3º e Kelly Slater em 4º.
Foi dos títulos mais emocionantes que tenho memória.

Este ano, as possibilidades são as seguintes.

- Se Slater ganhar em Pipeline é campeão do mundo
- Se Parko ganhar em Pipeline é campeão do mundo
- Se Parko terminar em 13º, 9º ou 5º, Slater precisa de chegar a 5º para ser campeão
- Se Parko terminar em 3º, Slater precisa de 3º também para ser campeão
- Se Parko terminar em 2º, Slater precisa ganhar o evento para ser campeão

Mick Fanning está matematicamente na corrida, mas tem de ganhar o evento para ser campeão. Nem Parko nem Slater podem chegar a 2º.

Tanto Slater como Parko conhecem e surfam lindamente a onda de Banzai Pipeline. No entanto, quando avaliamos os números e estatísticas envolvidas nesta disputa pelo título, as probabilidades estão mais para o lado de Slater.

- Slater já ganhou 5 vezes em Pipe, Parko não ganhou nenhuma.
- Slater esteve envolvido (e ganhou) as mais renhidas diputas pelo titulo mundial com as menores margens pontuais de sempre. Contra Mick Campbell em 1998, contra Occy em 1997 e Shane Beschen em 1996. Parko nunca disputou um título mundial.


http://vanstriplecrownofsurfing.com/billabongpipemasters2012, de 8 a 20 de Dezembro

Sem comentários: