sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Trestles

Quem é que não ficou maravilhado com a performance do Julian Wilson em Trestles?
Ele não ganhou o evento, nem chegou à final, mas para mim foi a surpresa da prova. Tal como Jeremy em Teahupoo, o destaque não foi para o vencedor. O power nas manobras, a variedade, a radicalidade e o estilo de Julian Wilson fazem dele um dos surfistas mais agradáveis de ver competir no WT. Cometeu alguns  erros, uns de timing de dominio do heat, outro muito rookie contra Parko, de quem se vingou à grande, outro contra Owen que gerou muita polémica.

No Rd4 contra Parko e Fanning, aquele shove it com reverse no fim deu-lhe um 9.80? O que é que faltou para ser um 10? " Tal como o Julian questionava "o que é que tenho de fazer mais?"
Se o Julian tivesse feito essa onda num momento crucial do heat, talvez fosse 10. É estranho o critério subjectivo da ASP, mas é assim que se joga, e é assim que os surfistas têm de pensar - Impresse the judges at the right time.

Slater, matreiro, lá levou mais um troféu em Trestles. A mestria com que doseia a sua performance, guardando para os momentos cruciais o seu melhor surf, fazem dele um mestre a vencer competições. Não adianta de nada num heat partir aquilo tudo para depois no outro estar muitos furos abaixo na concentração e cometer erros que levam à derrota. Slater é um freak da preparação, da concentração, da consistência, na escolha de onda, na escolha das manobras e o que elas representam em score, competindo exactamente como precisa para ser um pouco melhor que os seus adversários.
Não me lembro de ver o Slater fazer um daqueles aley-oops animais em competição se não precisasse de conseguir numa onda de merda um excelente score para passar o heat (Peniche contra Davidson, final em Bells contra Fanning e Bede, Us Open contra Payne). Ele não faz só por fazer, faz quando é preciso, mantendo assim a espectacularidade cada vez que o faz, num momento critico do heat - Impresse the judges!
O que interessa quando toca a buzina, é quem está em primeiro no heat.  

Quando o Julian Wilson aprender estas matreirices, será um World Title Contender.

Sem comentários: