terça-feira, 12 de junho de 2012

Alimentação nos jovens atletas

"O corpo precisa de combustível para crescer, para se recompor, para se mover e para pensar"

Não há programa de treino que funcione se os atletas não se alimentarem de forma correta, em particular os atletas adolescentes. Infelizmente, como refere o programa da SportsPerformance, os jovens não são os melhores a gerir a sua própria alimentação, visto não terem a miníma noção do quanto isso afecta as performances. Treinadores e em particular os pais, são os responsáveis, desde muito cedo, por transmitir e incutir hábitos de alimentação saudáveis e regras básicas aos jovens desportistas;

  • Manter o corpo hidratado é importantíssimo. Cerca de 75% do peso de um músculo é composto por água. Após actividade física moderada, o corpo perde cerca de 2 a 3 litros de água, cerca de 10 copos de água. Um corpo desidratado reage de forma mais lenta, pensa de forma mais lenta...perde capacidade de PERFOMANCE e aumenta o risco de lesões. É da máxima importância beber água antes e depois do treino ou competições
  • Durante um treino, o corpo precisa de energia para se mover. Essa energia SÓ é acumulada no corpo através de alimentação adequada. Isso EXCLUI fruta e açucares (chocolates), pois estes são logo absorvidos pelo organismo nos primeiros minutos de treino. Após esses primeiros minutos, o corpo começa a alimentar-se da nossa gordura, e ai, perde rendimento IMEDIATO. O que se deve comer antes de um treino, 1h30 antes, são hidratos de carbono, (massas, cereais, arroz ou pão). Estes alimentos têm energia de longa duração, logo são consumidos de forma mais lenta, mantendo assim energia no corpo por mais tempo.
  • Imediatamente após o treino, comer fruta funciona lindamente, pois oferece energia rápida ao corpo. O Açai, fruto Brasileiro, é provavelmente o mais completo e o que repõe mais ingredientes perdidos durante a actividade. No entanto, qualquer outro tipo de fruta é bem vindo. 
  • Algumas horas depois do treino, os músculos precisam de se recompor e recuperar energia. O nosso organismo precisa novamente de repor hidratos de carbono mas precisa agora também de proteínas (carne, ovos, peixe), essenciais para uma boa recuperação muscular.
Um corpo fraco, sem energia, não ultrapassa obstáculos, não vence desafios, não ultrapassa barreiras.


Sem comentários: