sexta-feira, 11 de março de 2011

Kelly Slater

Muito se tem escrito e falado sobre Kelly Slater e o seu domínio assombroso no circuito desde que começou nestas andanças, sobre a sua retirada, uns defendem que deve sair para dar mais competitividade ao circuito, outros defendem que o circuito sem ele não será a mesma coisa.
Li numa entrevista a Mick Fanning em que ele dizia o quanto foi importante para ele ganhar os dois títulos mundiais com Slater no circuito, que isso lhe tinha dado uma certa legitimidade aos títulos obtidos. De facto só dois atletas, Fanning e Irons, conseguiram ganhar títulos mundiais contra Slater. Andy foi o seu grande rival. Ainda assim, tambem eles assistiram a sua recuperação do domínio no circuito.

Os novos talentos apontados como potenciais candidatos ao titulo como Jordy e Dane tambem estão a assistir ao domínio de Slater. É inegável a qualidade do surf apresentado por estes dois jovens surfistas, o contributo e inovação que estão a dar ao surf e à competição, mas o que é certo é que tambem eles estão a assistir à readaptação de Slater ao novo estilo de surfar e de competir de acordo com os novos critérios de julgamento do circuito actualmente. Slater domina a competição numa altura em que só se fala no surf inovador de Jordy, Dane, Owen entre outros. Ora isto vai ter consequências no futuro destes jovens. Eles são apontados como os melhores surfistas mas quem ganha títulos é Slater. Quando Slater se retirar, e isso irá acontecer um dia, todos se vão lembrar que Jordy, Dane e outras promessas não dominaram a cena competitiva enquanto Slater por lá andou.
Mesmo que no futuro estes ou outros jovens talentos que estejam neste momento no circuito sejam campeões, será sempre lembrado que enquanto Slater teve idade, físico e disposição mental para competir, ninguém lhe levou a melhor, só pontualmente.  

Pessoalmente, acho que a geração dos Andinos, Pupos, Geiselmans e por ai fora, poderá vir a ser a única que não verá o domínio de Slater questionar as suas prestações.
Será a única que, em principio, ficará livre de Slater e do seu fantasma.

Sem comentários: