sexta-feira, 18 de março de 2011

Tiago Pires vs Jordy Smith

Tiago Pires e Jordy Smith ocupam ambos a mesma posição do ranking, 3º lugar após a primeira etapa da Gold Coast. As diferenças no surf de ambos são enormes, dizem alguns. Em algumas vertentes sim, noutras não.
Jordy é apontado como um dos melhores surfistas no Tour, com um surf muito progressivo e inovador, um vasto reportório de manobras, capaz de realizar aéreos superman e outras manobras do género em qualquer bateria em que se encontre. As qualidades do seu surf rápido e fluido são indiscutiveis. Foi vice campeão no ano passado e é sem duvida um dos sérios candidatos ao titulo mundial este ano.
Tiago Pires é apontado como um excelente tube rider, capaz de ganhar a qualquer um em condições tubulares, seja em Teahupoo ou Pipeline. É um surfista mais de velocidade no rail do que fins no ar, o que à primeira impressão o coloca num patamar competitivo abaixo do surf de Jordy, já que este domina o rail e tambem muitas manobras no ar e as chamadas manobras modernas.

Como é que se explica então que numa altura em que se valoriza tanto as manobras no ar, Tiago Pires esteja na mesma posição do Ranking que Jordy Smith e tenha eliminado alguns dos surfistas com um surf mais progressivo?

No meu entender, a resposta está em perceber o atleta não só pelo seu nível técnico, mas como um todo, como um todo que avalia e integra todas as suas capacidades enquanto atleta, estratégicas, psicológicas, físicas e não apenas a componente técnica. Tiago Pires pode não ser o surfista mais completo técnicamente no Tour, dono de todo aquele reportório de manobras modernas, mas nas outras componentes é sem duvida dos melhores, e isso coloca-o onde ele está neste momento. O Tiago Pires anda quase sempre em full speed no rail, manobrando muito forte nas zonas criticas da onda. A sua leitura e escolha de onda são trunfos fortíssimos nos seus desempenhos. Apanhar as melhores ondas dos heats, onde estão os potencias scores, são uma prioridade. A sua preparação física e psicológica para os eventos são tambem trunfos fortíssimos para os seus desempenhos. Cada ano que passa no Tour, ele vai percebendo mais do jogo, e vai estando cada vez mais bem preparado para os desafios nas várias vertentes da competição.
Por tudo isto, o Tiago Pires é um surfista que frequentemente obtém bons resultados nos eventos do World Tour e nos WQS's.
Tal como Slater referiu, subestimou-o algumas vezes no passado o que resultou em 3 derrotas.
Slater nas meias finais na Goldie teve de puxar dos galões para eliminar o Tiago e empatar o duelo, estando agora em 3-3.

Sem comentários: