quarta-feira, 2 de março de 2011

Resultados da medição de velocidade



A ASP já tinha anunciado que iria, através de um sistema GPS, fazer uma medição à velocidade de performance dos surfistas durante a primeira ronda do Quicksilver Pro na Austrália, com a finalidade de apurar quem seria o surfista mais rápido.
Os resultados em si não surpreendem muito, Fanning foi considerado o mais rápido, seguido de Joel Parkinson, Bede Durbridge e Kelly Slater.
Taj Burrow parece ser sempre o mais rapido, mas não é o que atinge picos de aceleração maiores.

O que é surpreendente são os locais da onda em que essas velocidades foram atingidas, ou seja, foram atingidas em curvas e não em down the line.
O critério de julgamento diz que a primeira manobra é a mais importante, a que define o set up da onda.

Fanning atingiu a velocidade de 39,1km num gancho todo feito no rail após um excelente bottom turn, depois de ter saido de um tubo. Ou seja, foi na primeira manobra depois do tubo.
Slater obteve a velocidade de 32.km tambem na primeira manobra logo no inicio da onda, num gancho tambem todo feito no rail, após um poderoso bottom turn como só ele faz.
Aquilo que já sabíamos, mas que ainda não tinha sido cientificamente testado, é que o bottom turn é um gerador  impressionante de velocidade.

Martin Potz comenta que devido ao pequeno tamanho das ondas, a maior percentagem desta velocidade é obtida através da movimentação e posicionamento do corpo. Potz deixa no ar a ideia que, quando as ondas tiverem mais power, as velocidades poderão ser mais elevadas.

Vejam o vídeo, vale a pena para perceber de forma objectiva, a importância dos pontos de obtenção de velocidade!

Sem comentários: