quarta-feira, 30 de março de 2011

Pratica desportiva e universo de captação de talentos

Segundo um estudo publicado no volume "Ciências Humanas aplicadas ao desporto", existem hoje diversas formas de pratica desportiva. Existe o desporto de alto nível ou de elite, existe o desporto federativo e existe o desporto de lazer.

No caso do surf , esta distinção ou modelo de três vertentes tambem é visível.
De maneira geral, o surf ganhou muitos adeptos de todas as idades com o recente "boom" da procura de actividades ao ar livre. Os adultos seguem a vertente de lazer, sendo que os jovens sentem-se mais atraídos pela vertente associativa ou federativa, onde começam a competir em regionais e nacionais como ponte óbvia para atingir o nível de elite, a cada vez mais especializada ASP.
Neste esquema, temos então que o desporto associativo ou federativo serve de base de trampolim de sucessão para o desporto de elite.
As escolas de surf fazem parte integrante dessa estrutura federativa e associativa. Umas são privadas, outras fazem parte de clubes ou associações. Umas dedicam-se exclusivamente à vertente lazer, outras à vertente competitiva. As escolas de surf são fundamentalmente o único palco na detecção de novos talentos, (excepto raras excepções). Um dos entraves na captação de novos talentos está no universo disponível para recruta de novos praticantes, que é muito pequeno, e na grande maioria dos casos depende de vontade própria de escolher esta ou aquela modalidade.
O único universo de captação de talentos disponível é o universo dos jovens já inscritos ou federados nos clubes e que já escolheram o surf como modalidade.
Ora, nada garante que estes jovens sejam os mais susceptíveis de atingir o nível necessário para serem  atletas de elite. Nada garante que estes sejam os mais aptos fisicamente, psicologicamente e técnicamente para o surf competitivo. Entre um X numero de jovens inscritos, poderá talvez aparecer só um que reúna vincadamente as potenciais caracteristicas de um possível atleta de elite.
O projecto de captação de jovens para o desporto, no caso do surf não acontece. Deu-se a evolução dos sistemas de treino no surf em Portugal, mas é necessário encontrar uma forma ou um projecto que leve à detecção de talentos nos liceus, nas aulas de educação física, locais onde se encontram a maior concentração de jovens. Podem tambem até ser organizados um ou dois eventos por ano para exercer essa detecção de talentos junto das escolas das varias regiões do pais.
Deveriam ser elaborados testes de aptidão física e psicológica com elementos próprios inerentes à pratica de surf.

Num pais em que o surf  federativo continua a crescer, numa altura em que a FPS foi integrada na Medida 3 para melhoria das condições desportivas e da competitividade, com a qualidade inegável das nossas praias e das condições geográficas, com a qualidade do ensino de surf a melhorar,  faz falta esse projecto de captação, com vista a formar futuros atletas de elite a nível mundial.
Noutras modalidades, esses projectos de captação já existem.

Quem poderá desenvolver esse método ou plano de captação e agir junto das escolas, liceus ou acções particulares?
O ideal seria uma relação;
- FPS/IDP/Cameras municipais/Escolas de surf/desporto escola/patrocinadores.
Mas tambem poderá ser apenas;
- FPS/escolas de surf/desporto escolar/patrocinadores
Ou ainda;
-Escolas de surf/patrocinadores  

Sem comentários: